domingo, 4 de maio de 2008
Sua Santidade Sakya Trizin
Conselhos de
Sua Santidade Sakya Trizin
aos praticantes de Dharma
Durante o Lam Dre Lob Shey em Vajradhara Gonpa, Austrália, em maio de 1997 Sakya Trizin concedeu uma pequena entrevista a um jornal de Dharma no meio de seu horário muito ocupado. Aqui está a entrevista.
Pergunta - Sua Santidade, em seus recentes ensinos em Vajradhara Gonpa você falou de bondade e compaixão. Você por favor poderia dizer algo sobre usar estas qualidades na vida cotidiana, especialmente nestes tempos difíceis?
Sakya Trizin - Toda vida humana está baseada em bondade e compaixão porque nós nascemos devido a bondade e compaixão e mantemos nossas vidas com isto e nós também terminamos com bondade e compaixão. Eu quero dizer, nossa existência diária como pessoa viva hoje é devido a bondade. Então como o todo de nossa vida depende de bondade e compaixão, se nós sentimos que isto é importante para nós também devemos praticar para os outros. Nós temos que mostrar bondade e compaixão. E isto não só está no Budismo. Muitas religiões enfatizam como a bondade e compaixão são importantes.
Particularmente nos ensinos do Buddha, ele fala sobre a bondade imensurável. Eu quero dizer, todo o mundo tem uma certa quantidade de bondade, até mesmo os animais mais ferozes também têm alguma forma de bondade, por exemplo, para com os próprios filhotes. Mas é dito que a bondade genuína, especialmente nos ensinos de Mahayana, não tem nenhum limite. A bondade e compaixão que você pratica não só é para as pessoas com quem você tem uma conexão, como seus amigos e parentes, mas até mesmo para essas pessoas que são desconhecidas ou que são objetos de raiva como seus inimigos. É pela prática de bondade e compaixão que se pode superar estas dificuldades e obstáculos. Usando bondade como uma arma mundana que o Buddha pôde derrotar todos os milhões de maras.
Pergunta - Para nossas vidas diárias você disse que nós precisamos ter uma compreensão correta da lei de causa e efeito. Você poderia explicar isto, Sua Santidade?
Sakya Trizin - Você sabe que o Buddha fala sobre a lei de causa e efeito. O todo de nossa vida, a experiência que nós temos agora, não é só coincidência, nem é sem causa. Cada coisa têm que ter sua própria causa especial, correta, completa, e condições. E o Buddha diz que todos nossos sofrimentos, dores físicas, dores mentais, todas as coisas miseráveis que estão em nossa vida, são o produto do que nós cometemos no passado, ações negativas que nós cometemos. Assim disto aprendemos como prejudicial é cometer ações negativas.
Ninguém deseja ter sofrimento. Todo o mundo deseja ser livre de sofrer. E se uma pessoa realmente desejar ser livre de sofrer no futuro, então é importante evitar as causas do sofrimento e tentar criar as causas da felicidade. Isto não está nas mãos de outra pessoa. Nenhuma força externa, nem mesmo a deidade mais poderosa, pode fazer você feliz a menos que você queira ser. Por exemplo, até mesmo o melhor doutor não o pode curar de sua doença a menos que você tome o medicamento e siga as instruções.
Semelhantemente, o tipo de vida que nós vamos enfrentar no futuro está completamente em nossas próprias mãos. Nós temos que evitar as causas erradas e nós temos que tentar criar as causas certas porque, na nossa vida, prosperidade, vida longa e felicidade são um produto de todas as ações boas que fizemos no passado. E se uma pessoa realmente desejar ter felicidade e ser livre de sofrer, é importante evitar as causas de sofrer e tentar criar as causas de felicidade.
Pergunta - Muitos de nós entendemos que o que nós experimentamos externamente é uma projeção de nossa própria mente. Mas como nós podemos interiorizar melhor estas experiências de forma que nós possamos entender e usar no caminho?
Sakya Trizin - Você vê, o todo de nossa vida é visão ilusória, é tudo ilusão. Primeiro é duro perceber que seja tudo ilusão. Exemplos muito bons são determinados como um sonho. Enquanto você estiver sonhando, o sonho é tão real quanto esta vida. Em seu sonho você pode estar contente, triste, você pode ter sofrimento etc, você pode ter raiva, todos os tipos de coisas, e é tão real quanto agora. Mas quando você está acordado, então todas as coisas que você viu, os países, os animais, as pessoas, os lugares onde estava, nada, não há nem mesmo um sinal do que você viu em seu sonho. Assim usando como exemplo, podemos entender que nossa vida presente aqui também é igual um sonho. Não é real. É visão ilusória. É criado por nossa mente. É nossa projeção natural. Assim através dessa compreensão, eu penso que isto o faz vir mais íntimo ao contato da realidade última.
Pergunta - Em seus ensinos você falou de usar a boa fortuna e as dificuldades como oportunidades. Mas alguns de nós achamos isto difícil de manter aquela perspectiva quando nós estivermos no meio do sofrimento. Você poderia dizer algo sobre isto, Sua Santidade?
Sakya Trizin - Quando nós enfrentarmos dificuldades, claro que é duro todo o mundo perceber que fomos associados desde o sem princípio com ações negativas e os resultados assim se aconteceram. Eu quero dizer, quando você estiver contente, todo o mundo pode compreender com isto, até mesmo as pessoas que não têm nenhuma idéia sobre qualquer influência espiritual pode compreender com felicidade.
Mas quando você enfrenta dificuldades e quando você enfrenta desastres, esse tempo é como uma tentativa. Naquele momento você pode enfrentar realmente a situação. Naquele momento é importante usar o conhecimento e a experiência que você ganhou pelo estudo de Dharma. Naquele momento é importante usar isto. Caso contrário, não é de nenhum uso. Apenas aprendizagem, apenas falar sobre o Dharma não é bastante. Nós realmente deveríamos usar o Dharma quando nós enfrentarmos uma tal situação. Então tem que ter uma compreensão do Dharma porque naquele momento o Dharma pode lhe dar a maior ajuda e a maior força.
Pergunta - Em 1988 você deu o Lam Dre Tsog Shey em Vajradhara Gonpa. Agora você voltou para dar o incomum Lam Dre Lob Shey aqui. Em ambos os eventos você enfatizou a importância da linhagem autêntica. Você poderia explicar como esta pode ser uma inspiração aos praticantes?
Sakya Trizin - Sim, especialmente nos ensinos de Varjrayana é muito importante ter a transmissão ininterrupta de qualquer linhagem. Do próprio Buddha até agora os ensinos foram passando de um mestre para outro. E então os grandes mestres são nossos exemplos, como nós deveríamos ser e o que nós deveríamos fazer. Também muitos deles eram no princípio pessoas ordinárias como nós, mas pela prática eles tiveram sucesso tendo tal grande realização. Assim nós temos que seguir nos passos deles. E assim eu penso que é muito importante saber as biografias dos mestres de linhagem.
Pergunta - Desde então sua última visita, Sua Santidade, que mudanças notou na prática do Dharma no Ocidente?
Sakya Trizin - Eu penso há muita melhoria. Eu posso ver agora que é muito mais maduro, muito mais familiar. Pessoas sabem muito mais sobre isto mas também na prática. Eu posso ver isso.
Pergunta - Com as expansões do Dharma no Ocidente, Sua Santidade, que conselho daria você a praticantes no caminho?
Sakya Trizin - Eu penso que é de verdade muito importante enfatizar as práticas preliminares. Aqui as pessoas ocidentais tendem a fazer muitas coisas de uma só vez. E até mesmo quando eles não estão preparados, gostam de entrar nas práticas muito altas e assim sucessivamente. E a pessoa não pode ir para tal prática alta sem uma fundação forte. Assim os ensinos de fundação e as meditações são muitíssimo importantes. Sem essas fundações sólidas de conhecimento e pratica, a pessoa não pode construir as práticas mais altas. Assim minha mensagem é que, não importa quanto tempo leve, é muito importante fazer a fundação, as práticas preliminares comuns e incomuns corretamente. E então se você fizer isso corretamente, eu penso que no futuro ensinamentos mais avançados poderiam ser muito efetivos.
Pergunta - Há qualquer outra coisa que você gostaria de dizer, Sua Santidade?
Sakya Trizion - Eu acho a Austrália um país muito bonito e também as pessoas são muito agradáveis. E a coisa mais agradável que eu acho aqui é que todas as raças diferentes, nacionalidades diferentes, filosofias diferentes e religiões todas vivem juntas em harmonia completa. Isto, eu penso, é mesmo, muito importante. E isto deve ser mostrado em outros países como exemplo de como raças diferentes e filosofias e religiões podem viver juntas, porque há necessidade agora para todo o mundo ser unido e com união e esforços unidos ajudar outros seres humanos da mesma categoria.