domingo, 4 de maio de 2008


CONSELHO PARA MIM MESMO

por

JETSUN RINPOCHÊ
(Jetsun Rinpoche Dragpa Gyaltsen)


Prosternações para Manjushri!
Eu sou apegado à corrupção e dedicado ao dharma mundano,
Desfruto conversa e avidamente descrevo as faltas dos outros.
Não percebo minhas próprias faltas e entro em competição com inferiores,
Que eu cesse este comportamento que contradiz os meios certos.
Diligentemente recorde o dharma mundano,
Fortemente me lembre dia e noite
De tomar refúgio na Tríplice Jóia Preciosa.
Cuidadosamente mantenha quaisquer votos de Pratimoksha recebidos.

Mantenha a linhagem de Bodhisattvas,
Seja extremamente dedicado à mente de Iluminação.
Recite a Oração de Sete-ramos e o Sutra de Três Montes três vezes.

Nas primeiras e últimas partes da noite,
Não durma, mas diligentemente execute iogas.
Ao surgir da meditação e entre as sessões
Pratique de acordo com os sutras e comentários.

Seja diligente mantendo samaya raiz e filial.
Diligentemente faça oferecimentos aos mestres professores santos.
Proteja as mentes dos seres vivos sem exceção.

Quando ondas de pensamento não-virtuoso surgir,
Fortemente aplique o antídoto e os remova.
Se você não se pede assim,
De onde a solicitação virá?

Até mesmo quando fortemente pedindo assim,
Praticar de acordo com as escrituras é extremamente raro.
Se eu não jurar empreender este comportamento,
Possam minhas ações brancas nunca trazem para resultado.

Aplicando esta solicitação de ego a mim,
Eu peço desculpa a meus professores por todos os enganos.


Estes versos conhecidos como " Conselho a mim mesmo " foram escritos pelo Sakya Upasika Dragpa Gyaltsen. (Sakya Kambum, Trabalhos Colecionados de Dragpa Gyaltsen,
volume Ta, página 308.)