domingo, 22 de junho de 2008

SIGNIFICAÇÃO DE UM SANTUÁRIO BUDISTA

ENTENDENDO A SIGNIFICAÇÃO DE UM SANTUÁRIO BUDISTA

Lama Choedak



É da nossa natureza humana manter coisas preciosas em um lugar seguro quando nós as temos.
Nós podemos dizer para nós mesmos quais são os objetos mais importantes que nós possuímos examinando onde e como nós os mantemos.
Para um budista praticante, uma imagem ou um desenho do Buddha
e outros símbolos budistas são objetos importantes que aumentam a sua fé
e recordação dos ensinamentos.
O tempo e esforço exigidos para manter o santuário limpos e cheio de flores
e outros oferecimentos é uma atividade hábil para focalizar a mente da pessoa
nas práticas espirituais.
Será mais que interessante se nós podemos perceber a razão por que nós organizamos e mantemos nossas coisas ao redor e dentro de nossa casa, o que reflete nosso estado de mente.
Parece que coisas podem ter e têm significados até nossas mentes
se projetar nelas.
Nós não vamos falar para nossas crianças que os seus brinquedos não são reais e não têm nenhuma significação.
Seu brinquedo 15 anos depois pode parecer irreal quando você vê o novo carro esporte de seu amigo.
Quando você entra em um santuário budista, você pode contar que a devoção de seu coração é sentida (ou a falta disso), e é expresso pelo idioma de seu corpo.
Da mesma maneira que todos os objetos têm algum amável poder
ou influenciam as nossas mentes, a serena imagem de Buddha e bem decorada com flores e incenso aromático faz que nossas mentes
reflitam dentro de nós mesmos na funda concentração meditativa.
O impacto positivo de ver uma imagem de Buddha em nossas mentes
não pode ser subestimado.
As imagens de Buddha são consagradas com o propósito santificado de irradiar o poder espiritual e bênçãos de forma que quem acontece de vê-las
experiência um sentimento positivo pelo meio da estátua.
Contanto que nossas mentes sejam dependentes de objetos sensórios,
é importante ter objetos apropriados conducente a nossas mentes.
Um budista acharia inspirador e motivador ver uma imagem de Buddha, que o ajuda a se lembrar das qualidades de um Buddha
e seus ensinamentos.
Ele ou ela revela devoção se curvando, oferecendo flores e acendendo uma vela antes de se sentar para meditar.
Curvar-se purifica o orgulho e cultiva a humildade.
A pessoa não pode meditar corretamente se não pode deixar para trás tais negatividades.
O santuário nos permite lembrar a deixar todas as negatividades
para sentir paz, serenidade, tranqüilidade, liberdade e luz.
Mantendo o santuário limpo representa a santificação de nosso ego espiritual e reconhecer a pureza de um ser iluminado.
Em santuários budistas tibetanos, são colocadas muitas tigelas de água no altar que cultivam as múltiplas qualidades de fluidez, continuidade,
universalidade e pureza em nossa prática e fé.
São trazidas flores, velas, frutas e incenso como oferecimentos para o Buddha
e isso nos dá uma oportunidade para praticar generosidade e testar nossa compreensão da Lei de Carma.
Quando você for assistir a uma sessão, arranje os oferecimentos no altar, limpe as tigelas e as encha de água fresca [da esquerda para a direita],
remova as flores murchas e frutas velhas e acenda uma vela antes de você se sentar.
Você se surpreenderá com a diferença que isto faz na sua meditação.
Enquanto você está fazendo isto, você pode organizar seus pensamentos de aspiração da maneira seguinte:
Água: Possa eu e outros cultivam pura e contínua fé em nossas práticas espirituais!
Flor: Possa a flor de meu coração desabrochar com o presente do amor
e da compaixão de forma que eu possa compartilhar isto aos outros
e os enfeitar de felicidade!
Incenso: Possam todas as vibrações negativas acumuladas devido a meu egoísmo, ignorância, ganância e ódio ser purificadas pelo aroma da prática da moralidade!
Luz: Possa a luz da compreensão, fé, consciência, e sabedoria iluminar a escuridão da confusão, desconfiança e todas as corrupções!
Perfume: Possa o aroma da fé inabalável e da confiança ter a habilidade a favor de qualquer pessoa que entrar em contato comigo!
Fruta: Que eu possa poder satisfazer as necessidades de seres sensíveis
sustentando a mente com a comida abundante da meditação e sabedoria!
Agora, você pode praticar isto quando você for da próxima vez para um centro [de dharma] ou visitar um templo, ou você pode arranjar a imagem de Buddha talvez em sua casa e enriquecer de vibração espiritual o ambiente de sua casa.

Este texto tem alguns do mais fundamentais e delicados conteúdos
religiosos.
Então, deve ser lido, deve ser citado e deve ser analisado de um modo atento.

[MENTE CLARA RELATÓRIO INFORMATIVO TRIMESTRAL
Número 6, Nov 1990-Jan 1991]
Registro 1993 (c) por Lama Choedak Yuthok, Sakya Losal Choe Dzong, Canberra, Austrália.