segunda-feira, 7 de julho de 2008

Chogye Trichen


UM ESPETÁCULO MARAVILHOSO PARA A MENTE

A Criação do Presente Aeon e a Origem do clã dos Sãkya


Ngawang Khyenrab Legshe Gyatso
(O vigésimo-sexto Chogye Trichen).

Fortunate to behold. Rahayogi Press, Kathmandu, 1986.

O resultado do karma múltiplo, virtuoso e pecador, (acumulado]
por todos os seres sensíveis infinitos, aparece como a estrutura do mundo animado e inanimado, [em todas as suas] múltiplas felicidades e sofrimentos.

Como declarado por Âcarya Vasubandhu no seu Abhidharmakosa:
“Mundos múltiplos surgem de karma.”
Assim ali aparecem manifestações múltiplas de karma, na qual a forma do mundo está como um círculo, uma parte, ou quadrado.

Em todo caso, o mundo animado e inanimado é criado pelos quatro elementos no começo de um aeon [kalpa].
Para a extensão de sua duração, existe longo período de declínio na [média] da duração da vida, um longo ponto alto de aumento da duração de vida, e um período intermediário.

Ao fim de um longo período de muitos anos, os mundos animado e inanimado se dissolvem e são destruídos por fogo, água, e ar, e não há nada.

Cada [ciclo] de criação, duração, destruição, e nada é chamado um aeon.

Entre esse aeons, o aeon no qual um Buddha não aparece
no mundo é conhecido como “aeon escuro,” porque sem o ensinamento de um caminho infalível para as criaturas deste mundo,
elas experimentam só a causa e resultado do sofrimento, como se em escuridão absoluta.

O aeon no qual um Buddha aparece neste mundo é conhecido como uma “lâmpada”, porque pela iluminação do Buddhadharma,
a escuridão do apego interno e externo, a agressão e ignorância é tirada, e só as causas e resultados de felicidade são experimentados.
Como neste mundo cada “aeon lâmpada” não aparece senão no meio de muitos “aeons escuros”, é raro um Buddha aparecer neste mundo.

Tendo aparecido, é raro o Dharma ser ensinado. É raro para a doutrina que é ensinada permanecer. Obter um corpo humano é extremamente raro. E assim neste momento, quando as quatro raridades vieram juntos, se a pessoa puder entrar na doutrina budista será extremamente afortunado e muito significante.