O PRECIOSO TESOURO DOS DITOS ELEGANTES, 2
SAKYA PANDITA(1182-1251)
Trad. Rogel Samuel
Um homem tolo proclama as suas qualificações, Um homem sábio os mantém em segredo. Uma palha flutua na superfície da água, Mas uma pedra preciosa colocada ali afunda nas profundezas.
Os com pouca aprendizagem têm grande orgulho; Crescendo, sábios, ficam calados. Torrentes sempre fazem muito barulho, Mas raramente o oceano ruge.
Sempre são os homens de mente baixa Quem desdenhosamente fala para o santo, Como as raposas que atacam o leão, Embora ele seja o defensor delas.
O generoso, ainda que bravo, é suave quando alguém se curva ante ele. O mau, homenageado, cresce arrogante. Ouro e prata, ainda que duros, podem ser derretidos. O esterco de cachorro fede quando queimado.
Um homem sábio consiste completamente em perfeições. Um bobo tem só seus defeitos. Com metais preciosos você pode pagar todas suas despesas. De uma serpente venenosa não espere nada mais que angústia.
Um homem mau, ainda que viva em uma floresta, é mau. Um homem virtuoso, mesmo residindo dentro de uma cidade, está sereno. Nós vemos que uma besta selvagem da floresta é feroz, Mas um cavalo bom na cidade é suave.
Um homem excelente reflete só suas próprias faltas. Um homem ruim busca só dos outros. O pavão só julga o próprio corpo dele, Mas um morcego lança maus presságios aos outros.
Um homem excelente, pela bondade, preserva a si e aos outros. Um homem ruim causa dor a si e aos outros por sua rudeza. Uma fruteira se nutre a si e aos outros. Uma árvore seca, por sua dureza, estorva a si e aos outros.
Se você tem riqueza, todo o mundo é seu amigo; Se sua fortuna cessar, todo o mundo é seu inimigo. Uma ilha de metais preciosos é visitada de longe; Quando um lago seca, todo o mundo parte.
Só por homens tacanhos tais distinções são feitas sobre o amigo e inimigo. Um homem liberal é afetuoso para todos, Desde que é incerto que ainda pode ser útil a ele.
Homens instruídos se encantam em conhecimento; O ignorante não. Abelhas de mel recorrem a flores; Não assim a mosca.
Um homem instruído é belo entre instruídos. Como o sábio pode ser entendido pelo bobo? Veja como o sândalo, mais precioso que o ouro, É por pessoas tolas reduzido a carvão.
Um homem sábio guia o seu próprio curso de ação; O bobo segue a direção de outro. Quando um cachorro velho late, os outros correm, E isto sem nenhuma razão.
Um homem sábio, ainda que em declínio, Dispõe prazer a outros pelas declarações elegantes dele. Um bobo, crescendo violento, Se destrói e aos outros por disputar.
Alguns colocam perfeição falando; Outros ficam calados e penetram no significado. Um cachorro estúpido profere seu medo ao inimigo; Um gato pega um rato sem um som.
Quando um homem virtuoso disputa, ele beneficia a todos. Causas tolas danificam até mesmo com sua amizade. Embora os deuses estejam bravos, eles defendem todos os seres sensíveis. O Deus de Morte pode sorrir, mas continua matar os inimigos.
Um homem excelente, como metal precioso, É sob todos os aspectos invariável. Um vilão, como a viga de uma balança, Sempre para cima e para baixo inconstante.
Contanto que a pessoa seja modesta, Ela é adornada com a qualidade principal. Quando a modéstia se foi, as boas qualidades diminuem, E mau rumor se esparrama ao redor.
Um homem virtuoso dá instruções sem hipocrisia; Se você perguntar para um vilão, ele o informará mal. Embora você despreze um Bodhisattva, ele é misericordioso, Embora você elogie o Deus da Morte, ele ainda é sua destruição.
O que é útil a um Pode causar a outro dor, Como quando a lua sobe, As flores da noite abrem, o loto se fecha.
Embora por atos maus a pessoa possa alcançar seus objetivos, Um homem sábio nunca recorre a tais meios. O sábio não fica envergonhado se não alcança sua meta, Ainda que corretamente tenha empreendido para isto.
É difícil de causar dissensão entre os virtuosos, Mas é fácil de os reconciliar. Podem ser separadas baixas pessoas facilmente, mas com dificuldade reconciliadas. Veja que diferença existe entre a árvore sândalo e o carvão feito de sua madeira.
Embora um homem virtuoso declina por algum tempo, Como a lua crescente, sobe ele novamente. Se um homem baixo é deteriorado uma vez, Ele será extinguido como a chama de uma vela.
Riqueza para um homem baixo é causa de orgulho; Para o virtuoso, de humildade. A raposa, quando encheu sua barriga fica orgulhosa; O leão, quando cheio, faz seu repouso.
Um príncipe virtuoso mostra mais afeto aos seus súditos Quando ele os acha seus inimigos. Uma mãe é mais afligida Quando sua criança está doente.
Uma pessoa boa, se se associa com um homem ruim, Será infetado. Água pura, mesmo muito agradando ao gosto, Quando chega ao mar, tem o gosto de sal.
Se um homem de princípios baixos mantém a companhia de um homem Santo. Seus modos ficam como os do sábio. Veja que cheiro fragrante que a pessoa emite Quando se unta com o almíscar.
O Monte Sumeru não pode ser movido por qualquer criatura— Também o homem excelente fica firme. Da mesma maneira que um pequeno pedaço de algodão é movido facilmente— Assim a prática de um homem mal intencionado grandemente muda.
Como a risonha voz do pássaro da noite É um presságio doente, não nasce de alegria, Assim a fala cortesã de um homem esperto Surge de egoísmo.
Se um homem próspero crescer muito famoso, Ainda que ele suporte durante algum tempo, será destruído afinal. O asno, coberto com uma pele de leopardo, pode comer um campo de milho, Mas na próxima porta será morto pelo fazendeiro.
Os que escolheram um homem mau como líder, Ou que moram em uma casa cujo telhado se deteriorou, Ou debaixo de uma pedra cujo ápice ameaça cair, Têm medo ininterrupto.
Se um homem é por natureza mau, Evite-o embora ele seja instruído. Ainda que uma serpente venenosa tivesse uma pedra preciosa na sua cabeça, Que homem sábio a alojaria no seu coração?
Por arrogância, são diminuídas qualidades boas. Por luxúria, é destruída modéstia. Por uma contínua zanga com seus discípulos, O mestre perde a sua autoridade.
É raro achar o que pode dar bom conselho. É mais raro achar o que escuta conselho. É difícil de achar um médico especialista. Poucos tomam seu medicamento.
Não julgue antes de examinar. Acontece freqüentemente que um homem reto se ele perde a sua causa, É pensado ser desonesto. O que age com discrição tem muitos inimigos.
De qualquer maneira você forma um homem mau, É impossível fazer o bem com a natureza dele. Você pode lavar o carvão com zelo, Mas você não o fará branco.
Um homem de maus princípios apaixonado por riquezas Não é de mente firme, ainda que possa ser um amigo. Há muitos que foram destruídos Levando subornos do poderoso.
É fácil superar os inimigos Que anunciam seus planos; Mas como subjugar Os que aconselham uma retirada em paz? Se nós fôssemos escolhidos como rei, É improvável que soubéssemos o que fazer. Nós podemos olhar os outros com nossos próprios olhos, Mas precisamos de um espelho para nos ver. Embora haja muitos reis, Há poucos que governam com retidão. Embora haja muitos deuses nos céus, Nenhum brilha mais luminoso que o sol ou a lua. Ele pode fazer dano Também pode fazer o bem. Um monarca coroado pode reger como um tirano Ou conceder o seu reino a outro. Debaixo da regra de um correto, ministro inteligente, O soberano e seus súditos podem estar contentes. Uma seta atirada por um arqueiro hábil Golpeia sua marca.
Quando muitos trabalham por uma meta, Podem ser realizadas grandes coisas. Diz-se que um filhote de leão foi morto Por uma única colônia de formigas. Ao que falta energia e é preguiçoso Se deteriora ainda que robusto e forte. Embora um elefante tenha muita força, Ele é tratado pelo seu pequeno condutor como um escravo. Até mesmo podem ser dominados grandes homens Se sua arrogância fica muito grande. Embora a tartaruga branca seja pequena, Ela pode destruir um crocodilo grande. O grande não tem nenhuma necessidade para ser arrogante, E a arrogância do humilde é fútil. Uma verdadeira pedra preciosa não precisa de nenhuma recomendação, Mas uma falsa jóia é não desejada, ainda que altamente elogiada. Homens são freqüentemente feridos Por homens semelhante a eles. À subida do sol, As estrelas e lua desaparecem.