sexta-feira, 11 de abril de 2008

Jetsun Rinpoche Dragpa Gyaltsen


CONSELHO PARA MIM MESMO

por

JETSUN RINPOCHÊ
(Jetsun Rinpoche Dragpa Gyaltsen)


Prosternações para Manjushri! Eu sou apegado à corrupção e dedicado ao dharma mundano, Desfruto conversa e avidamente descrevo as faltas dos outros. Não percebo minhas próprias faltas e entro em competição com inferiores, Que eu cesse este comportamento que contradiz os meios certos.
Diligentemente recorde o dharma mundano, Fortemente me lembre dia e noite De tomar refúgio na Tríplice Jóia Preciosa. Cuidadosamente mantenha quaisquer votos de Pratimoksha recebidos.
Mantenha a linhagem de Bodhisattvas, Seja extremamente dedicado à mente de Iluminação. Recite a Oração de Sete-ramos e o Sutra de Três Montes três vezes.
Nas primeiras e últimas partes da noite, Não durma, mas diligentemente execute iogas. Ao surgir da meditação e entre as sessões Pratique de acordo com os sutras e comentários.
Seja diligente mantendo samaya raiz e filial. Diligentemente faça oferecimentos aos mestres professores santos. Proteja as mentes dos seres vivos sem exceção.
Quando ondas de pensamento não-virtuoso surgirem, Fortemente aplique o antídoto e os remova. Se você não se pede assim, De onde a solicitação virá?
Até mesmo quando fortemente pedindo assim, Praticar de acordo com as escrituras é extremamente raro. Se eu não jurar empreender este comportamento, Possam minhas ações brancas nunca trazem para resultado.
Aplicando esta solicitação de ego a mim, Eu peço desculpa a meus professores por todos os enganos.
Estes versos conhecidos como " Conselho a mim mesmo " foram escritos pelo Sakya Upasika Dragpa Gyaltsen. (Sakya Kambum, Trabalhos Colecionados de Dragpa Gyaltsen, volume Ta, página 308.)