sábado, 19 de abril de 2008

DITOS ELEGANTES, 1

O PRECIOSO TESOURO DOS DITOS ELEGANTES
SAKYA PANDITA
(1182-1251)
Trad. Rogel Samuel

Adquira conhecimento como se você fosse morrer no ano que vem. Embora nesta vida você pode não ficar sábio, Em seu nascimento futuro, se levado com você, Se tornará uma coisa preciosa.
Se você é um homem talentoso, Todo o mundo se reúne ao seu redor sem ser chamado. Uma flor perfumada, ainda que distante, Atrai uma nuvem enxames de abelhas.
Um homem sábio, ainda que possuindo imensas perfeições, Aprende de outros. Através de tal prática ininterrupta, Ele ficará afinal onisciente.
Se um homem sábio se comporta prudentemente, Como pode ser superado pelos seus inimigos? Até mesmo um único homem, por ação certa, Pode superar legião de inimigos.
Um homem valente, sábio, e afortunado, Embora só, supera tudo. O leão, o rei dos selvagens e o monarca universal não tem nenhuma necessidade de assistência.
Se você é sábio, Você pode fazer do grande um escravo— Como o garuda, ainda que pássaro forte e poderoso, É feito veículo do deus Vishnu.
O sábio, ao estudar, sofre dores; Sem esforço, é impossível se tornar sábio. Aquele que se apaixona por um prazer pequeno Nunca pode alcançar grande paz.
Se você é inteligente, ainda que fraco, O que pode fazer um inimigo poderoso a você? O Rei dos animais selvagens, ainda que forte, Foi morto por uma inteligente lebre.
O oceano nunca está tão cheio de água. O tesouro do rei nunca está tão demasiadamente cheio de dinheiro. A pessoa nunca está satisfeita de prazer. Homens sábios transbordam com ditos elegantes.
Até mesmo das crianças, Homens sábios recebem declarações boas. Para o doce cheiro, O centro do almíscar deve ser aberto.
Sempre estão por excelentes homens As qualidades do bem elogiadas em muito. O cheiro do sândalo é difundido pelo vento Nos dez cantos do mundo.
Se um homem virtuoso é escolhido como Mestre, Todo o mundo achará satisfação. Quando uma cerimônia é executada corretamente, Será um benefício a tudo.
Quando má lei fere os homens, Lembrar-se-ão do virtuoso. Os que sofrem maligna febre Só pensam na água fresca.
Quando um mau príncipe faz dano, Um rei virtuoso está pronto a defendê-lo. O possuído por um espírito mau É alegremente ajudado por um mágico.
Até mesmo em declínio, um homem virtuoso Aumenta a beleza de suas ações. Uma vara ardente, virada ao chão, Tem sua chama puxada acima.
O príncipe virtuoso, ainda de longe, Favoravelmente protege seus seguidores. Quando as nuvens no céu se reúnem, A colheita do campo aumenta.
Durante a vida, renome é causa de alegria. No mundo, felicidade é a delícia de um homem; Sem estes dois, um homem sábio Não pode ter prazer só em riqueza.
Qualidades excelentes, ainda que invisíveis, Se espalham e se tornam visíveis em todos os lugares. As flores da árvore nutmeg, ainda que secas, Difundem o doce perfume em todas as direções.
Um rei só é grande nos domínios dele, Enquanto um homem virtuoso é respeitado onde quer que ele vá; Uma flor está bonita durante um dia, Uma pedra preciosa é estimada em todos lugares.
Uma galinha bota muitos ovos em repouso. Um pavão, quando anda, tem um rabo bonito. Um cavalo suave tem um passo rápido. Tranqüilidade é o sinal de um sábio.
Embora benefícios iguais sejam conferidos No excelente e no vulgar, o retorno não é igual. Embora não haja nenhuma diferença no plantar de semente em campos diferentes, Ainda há imensa variedade na colheita.
Preserve seus descendente nobres por sua conduta— Quando sua prática for ruim, seu nascimento não é de nenhum valor. O sândalo tem um cheiro bom, Mas quando reduzido a cinzas quem comprará isto?
O grande, ainda que às vezes aflito, Não tem nenhuma razão para estar inquieto. A lua, eclipsada algum tempo, Logo reaparece.
Se um grande homem trata um desafeto amavelmente, O inimigo também está sob sua avaliação. O monarca universal, desde que protegeu a todos, Foi elevado a dignidade por todo o mundo.
O homem santo, ainda que ele seja afligido, Não come comida misturada com maldade. O leão, ainda que faminto, Não come o que está sujo.
O homem santo, ainda que possa custar sua vida, Não desiste do que é bom. A cor do bom ouro não mudará, Embora seja queimado e quebrado.
Embora irados os homens possam estar com o homem santo, Como ele poderia ficar colérico em retorno? Embora o chacal possa proferir um idioma de tolice, O rei da floresta o protege misericordiosamente.
Pessoas buscam achar falta No excelente e não no baixo. Todos olham com temor os pertences caros, Mas quem nota um indício de fogo?
Não ficar alegre através de elogio, Não ficar afligido por acusação: Saber bem as suas próprias perfeições, É o sinal característico de um homem excelente.
Riquezas não são em vão, Isso é ganho por conhecimento, força e habilidade. O cachorro e o gato, ainda que se levantem eretos, São exemplos vivos de ignorância.
Acrescenta à grandeza do mestre Se os discípulos estão bem satisfeitos. Os embelezamentos de um cavalo— São ornamentos do seu mestre?
Como o mestre toma cuidado E amavelmente protege os seus discípulos, Assim os discípulos Administram os negócios do mestre.
No lugar onde o grande Senhor Buddha está presente, Quem reconheceria outro homem? Embora haja muitas estrelas luminosas no céu, Quando o sol surge nenhuma delas pode ser vista.
Um homem mau, mesmo quando obtém riqueza, Cresce pior sua conduta. A corrente, quando retrocede, Empreende fluir para baixo.
Embora um homem mau pareça bom na sua conduta, É só hipocrisia. Embora um cristal seja feito na cor de uma pedra preciosa, Quando posto na água mostra sua própria cor.
Os arranjos sábios de um grande homem São destruídos em um momento por homem mau. Um fazendeiro cultiva o campo de milho durante anos e meses— Uma tempestade de granizo destrói todo o esforço de repente.
Um homem de qualidades ruins Infeta outros. Um corvo, depois de comer algo sujo, Esfrega seu bico no chão.
Se a pessoa confia seu negócio a um bobo, O bobo e o negócio se desmoronarão. Se uma raposa fosse eleita rainha, Seriam destruídos a raposa e o reino.
O homem tolo, desejando felicidade, Trabalha só para a própria angústia. Alguém sob uma influência má, Desejando ficar livre da dor, se priva da vida.
A ação de um homem que não se preocupa com nada Para o bem-estar de outros é igual à de uma besta— Embora ele possa comparecer à festa de jantar, Não faz nenhum esforço para preparar a comida.
Quem não faz nenhuma reflexão entre o que é útil e o que não é, E não melhora a sua compreensão e experimência, É um suíno sem pelo, Só busca encher sua barriga.
A pessoa pode ostentar sabedoria entre os bobos, Mas diante do sábio fica calada. Embora não tenha corcunda ou pele, O que tem canino é uma besta.
O que corre para onde há comida, Mas que sai ao primeiro sinal de trabalho— Ainda que pareça um homem falando e rindo, É mais como um cachorro velho e sem rabo.
É fácil de encher o rastro de uma besta com água. Uma tesouraria pequena pode ser empilhada facilmente cheia de ouro. Semear um campo pequeno requer pouco trabalho. Satisfazer o curioso requer pouco conhecimento.
O que faz muitas promessas por causa do seu orgulho, Embora seja grande, será derrotado. Prometendo pequenos pedaços de chão, Eventualmente até mesmo os deuses são derrotados.
Pessoas ignorantes acreditam que um macaco-garçon seja maior que um homem sábio. Depois de servidas grandes iguarias de pão e carne, Eles voltam com fome.
Homens analfabetos às vezes são mais hostis Para homens instruídos que para outros. É dito que se um pé de milho brota da neve, É um presságio azarado.
Alguns que têm pouco conhecimento Acharão erro nesses que entendem. Diz-se que é um defeito de algumas ilhas Não ter um monte.
Eles só sabem imperfeitamente os ritos religiosos Mas condenam os que os executam bem. Em alguns países antigos, o que caminhava em dois pés Não era tido como um homem.
Os que agem injustamente Mas criticam os que corrigem São como homens simples que desdenhosamente dizem Que o que é bonito é meramente maneiroso.
Homens tolos, ainda quando muitos, Caem diretamente no poder do inimigo. Um rebanho inteiro de fortes elefantes pode ser subjugado Por uma lebre inteligente.
Riquezas sem entendimento São de pouca vantagem, Como o leite da vaca pode apoiar o bezerro Mas por um tempo limitado.
Homens tolos que acumulam riquezas Por todos os modos de maldade, Negligenciando até mesmo apoio às suas famílias, Se extinguem logo como ratos.
O que sempre olha para os outros em busca de apoio Certamente cairá, Como a tartaruga que desejando ser levada por corvos Foi derrubada ao chão.
Não entender o que é bom e ruim, Não se lembrar da bondade que a pessoa recebeu, Não se maravilhar com o que a pessoa percebeu claramente Estas são as características de um homem tolo.
Quando as tropas estão avançando, ele está na parte traseira; Quando eles se aposentam, ele vai para a frente; Onde há comida ele empreende por todos os meios participar— Assim são as ações de um bobo.
Um companheiro mau, ainda que rico, é excedido Por um pequeno homem de descendência nobre. Quando o tigre faminto proferiu um som fundo, O macaco caiu da copa de árvore.