segunda-feira, 16 de março de 2009

ENSINAMENTO SOBRE O REFÚGIO


















O REFÚGIO
Sua Eminência Jetsun Chimey Luding




Você é a Rainha do Dharma,
Você é a Mãe-bodhisattva,
Todas as boas coisas vêm de você.
Para Jetsun Kusho me prosterno!
(Composta por Kunga Tondrub)


Palestra proferida antes da cerimônia de refúgio no dia 15 de junho de 2001 no Hotel Rondônia, Rio de Janeiro.
(Este ensinamento só se tornou possível graças às anotações do nosso Amigo Ivamney.)



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No que concerne ao ensinamento de hoje, que é o Treino da Mente, vou brevemente explicar o refúgio pois, o refúgio é a verdadeira fundação de todas as práticas budistas.
A prática do refúgio ou o voto do refúgio constitui 5 aspectos:
1- A causa do refúgio.
2- O objeto do refúgio.
3- O modo do refúgio.
4- O benefício do refúgio.
5- Os conselhos sobre da tomada de refúgio.


1- A causa do refúgio
São três as causas para se tomar refúgio.
a) Toma-se refúgio por medo.
b) Toma-se refúgio por fé e certeza.
c) Toma-se refúgio por compaixão.
a) Toma-se refúgio por causa do medo, por nós e por todos os seres devido à negatividade do Samsara.
b) Toma-se refúgio pela fé e certeza desenvolvidas pelo fato de ver as grandes qualidades do Budha e das Três Jóias. Por causa das certeza uma pessoa toma refúgio. Pelo desejo urgente de se tornar iluminado, a pessoa toma refúgio. Com a fé que nasce pela certeza da relação causa e efeito. Através desta compreensão a pessoa se convence e toma refúgio.
c) Toma-se refúgio pela compaixão de ver o sofrimento de todos os seres, desenvolvendo assim um extremo desejo de por um fim a este sofrimento e de atingir a iluminação para liberá-los.



2- O objeto do refúgio
O objeto do refúgio, são os Lamas, que são os amigos espirituais que lhe mostram os métodos que o liberam do Samsara. A linhagem desses lamas é o objeto do refúgio.
Então, Budha, o iluminado, pelo seu próprio mérito, realizou o Dharmakaya, abandonou e purificou toda negatividade e acumulou toda a positividade. Isso é o que se chama o completo realizado que é O Iluminado.
Para ajudar os seres ele se manifestou em diferentes formas, como o Sambogakaya e o Nirmanakaya. Esse é o Budha, objeto de refúgio.
As instruções sobre o modo de como se pratica o Caminho para seguir aquilo que é chamado Dharma.
O Dharma é o que o Budha falou e consiste no que é chamado três cestos ou três montes. Há também diferentes nomes para o que o Buddha pregou. Esse é o Dharma, que segue o caminho da liberação.

O outro objeto de refúgio é a Sangha, que são os amigos espirituais. Aqueles que atingiram o nível de realização que está além do retorno.




3 - O modo de se tomar refúgio.

A maneira de se tomar refúgio é sentar-se confortavelmente e visualizar o nosso mestre, nosso guru e todos os Budhas e Bodhisatvas.
E, na presença destes objetos de refúgio, você visualiza a si próprio, visualiza seu pai à direita e sua mãe à esquerda, e você está cercado de todos os seres dos seis reinos e mesmo os do estado intermediário do Bardo. Todos estão dizendo: "eu tomo refúgio através do corpo, da fala e da mente. [Com o corpo você pode fazer prosternações e gestos; com a fala você pronuncia as palavras; e] com a mente você tem certeza e devoção. Com esta atitude de corpo, fala e mente você deve tomar refúgio naqueles objetos, colocando verdadeira confiança nas Três Jóias. E, tendo confiança nessas Três Jóias, vendo o Budha como o professor, o Dharma como caminho e a Sangha como os guias espirituais, e compreendendo esses três caminhos, colocamos todo nosso esforço neles, não apenas para nós, mas para todos os seres sensíveis, através do conhecimento desta mais elevada fonte de refúgio.
Colocando todo nosso sentido de Eu e toda devoção nessas Três Jóias, do fundo de nosso coração devemos dizer com a maior sinceridade: " eu e todos os seres (visualize a si próprio e todos esses seres em sua mente) vou em refúgio para os gloriosos gurus e para os Lamas da linhagem. Em todos eles eu tomo refúgio. No perfeito professor realizado, eu tomo refúgio. No perfeito Dharma eu tomo refúgio. E na nobre Sangha eu tomo refúgio."
Essa é a prece de tomar refúgio.
Após pronunciarmos essa prece de refúgio, fazemos preces para que todos os seres estejam sobre esta proteção: "que eu e todos os seres possamos entrar na prática do Dharma, que eu e todos os seres sejamos abençoados pelo Dharma, que eu e todos os seres sejamos abençoados pelo caminho da liberação, que eu e todos os seres sejamos abençoados e que a sabedoria elimine a ilusão."
Também rezamos do fundo do coração: "que não nasça nenhum pensamento conflitivo em relação ao Dharma; que a compaixão e a generosidade seja a nossa natureza; que eu e os outros alcancemos a Iluminação."
São estas preces que devemos praticar pelo menos três vezes ao dia.
Depois de ter feito essas preces, você precisa estar completamente convencido e ter a certeza de que os Buddhas e os objetos de refúgio receberam em suas mentes suas preces, e que na mente dos Buddhas nasce compaixão por você, que esta compaixão atinge você e que você está sob o refúgio deles.
Desta maneira, continue sentado em absorção. Então, após esta meditação, devemos fazer a dedicação.
Enquanto estiver fazendo esta dedicação o seu pensamento deve ter a certeza de que o mérito que você acumulou com esta prática é a causa para que todos os seres que foram nossas mães se tornem iluminados.



4 - O benefício de tomarmos refúgio.
O benefício de tomarmos refúgio é a fundação e a base de todas as atividades do Dharma e de todos os outros votos ou preceitos.
Nos sutras, os antigos mestres explicaram que o benefício de recitar a prece de refúgio é de mérito tão grande que este espaço infinito é pequeno para acomodar.


5 - Finalmente, os conselhos após ter tomado refúgio:
Uma vez que você tenha tomado refúgio no Iluminado, você não precisa mais se prosternar para nenhum deus mundano.
Tendo tomado refúgio no Dharma, não prejudique mais nenhum ser vivo.
Tendo tomado refúgio na Sangha, você não se associa mais com pessoas que irão desviá-lo dessa direção.
Nesta vida toda a atividade que fizer, seja sentado, em pé ou andando; doente ou saudável, sofrendo ou feliz; sempre tenha presente em sua mente O LAMA e a linhagem dos Buddhas, de manhã à noite. Isto é feito com reverência.
Seja o que estiver bebendo ou comendo ofereça a Eles. O importante é que a todo momento estes objetos de refúgio estejam em sua mente.