sexta-feira, 11 de maio de 2018

BIOGRAFIA

Houve uma série de sinais que indicavam que sua santidade também era a reencarnação do grande tertön orgyen thrinley lingpa (apam terton). Apam tertön era o verdadeiro regente de padmasambhava e possuía os atributos de um ser nobre com grande realização espiritual. Seu corpo poderia atravessar objetos sólidos e tinha descoberto muitos "ensinamentos de tesouros".

A primeira indicação de que sua santidade era uma reencarnação de apam tertön ocorreu quando uma dakini profetizou a apam tertön que ocuparia o trono de sakya na sua próxima vida. Quando era muito pequeno, quando o nobre pai e mãe de sua santidade lhe perguntaram de onde vinha, ele respondeu que vinha de muito longe e que a sua casa era uma tenda de campanha. Quando começou a falar pela primeira vez, falou no dialeto golok, que era o dialecto falado por apam tertön. Uma vez, quando o filho de apam terton veio visitar a família khon, a tia de sua santidade perguntou-lhe quem era este homem. Sua santidade respondeu que este era o seu filho.

Quando conheceu um discípulo de apam tertön chamado sheija, sua santidade repetiu um conselho que lhe deram usando as mesmas palavras que apam tertön tinha falado antes. Até lhe chamou thubten sheija: só apam tertön e algumas pessoas próximas sabiam que thubten era o primeiro nome de sheija.

Havia outros sinais para mostrar que ele era a reencarnação de apam terton. No dia do nascimento de sua santidade, alguém ofereceu uma imagem de padmasambhava. Este foi um sinal auspicioso e foi considerado mais uma indicação de que ele era a reencarnação de apam tertön. Outra ligação auspiciosa foi o fato de que durante seu primeiro encontro com jamyang khyentse choekyi lodroe, recebeu dele a transmissão do ciclo completo dos ensinamentos longchen nyingthig. Em 1949, quando o filho de apam tertön visitou sua santidade, vajradhara ngawang quando rinchen, o pai de sua santidade estava preocupado que o filho de apam tertön pudesse pedir o regresso da reencarnação de seu pai. No entanto, o filho disse: " o grande tertön nasceu deliberadamente na família sakya khon para defender a doutrina sakya. Não tenho intenção de pedir o seu regresso.