quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

800 ANOS DO PARANIRVANA DE JETSUN DRAGPA GYALTSEN

Jetsun Rinpoche Dragpa Gyaltsen


CONSELHO PARA MIM MESMO

por

JETSUN RINPOCHÊ
(Jetsun Rinpoche Dragpa Gyaltsen)


Prosternações para Manjushri! Eu sou apegado à corrupção e dedicado ao dharma mundano, Desfruto conversa e avidamente descrevo as faltas dos outros. Não percebo minhas próprias faltas e entro em competição com inferiores, Que eu cesse este comportamento que contradiz os meios certos.
Diligentemente recorde o dharma mundano, Fortemente me lembre dia e noite De tomar refúgio na Tríplice Jóia Preciosa. Cuidadosamente mantenha quaisquer votos de Pratimoksha recebidos.
Mantenha a linhagem de Bodhisattvas, Seja extremamente dedicado à mente de Iluminação. Recite a Oração de Sete-ramos e o Sutra de Três Montes três vezes.
Nas primeiras e últimas partes da noite, Não durma, mas diligentemente execute iogas. Ao surgir da meditação e entre as sessões Pratique de acordo com os sutras e comentários.
Seja diligente mantendo samaya raiz e filial. Diligentemente faça oferecimentos aos mestres professores santos. Proteja as mentes dos seres vivos sem exceção.
Quando ondas de pensamento não-virtuoso surgirem, Fortemente aplique o antídoto e os remova. Se você não se pede assim, De onde a solicitação virá?
Até mesmo quando fortemente pedindo assim, Praticar de acordo com as escrituras é extremamente raro. Se eu não jurar empreender este comportamento, Possam minhas ações brancas nunca trazem para resultado.
Aplicando esta solicitação de ego a mim, Eu peço desculpa a meus professores por todos os enganos.
Estes versos conhecidos como " Conselho a mim mesmo " foram escritos pelo Sakya Upasika Dragpa Gyaltsen. (Sakya Kambum, Trabalhos Colecionados de Dragpa Gyaltsen, volume Ta, página 308.)