quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
O Puja de Vajrakilaya da Linhagem Khon da Tradição de Sakyapa
O Puja de Vajrakilaya da Linhagem Khon da Tradição de Sakyapa
Baseado em uma entrevista com Sua Santidade Sakya Trizin
A Ordem de Sakya tem ensinamentos exotéricos e esotéricos inumeráveis, e entre eles o ciclo de ensinamento de Vajrakilaya é o mais antigo. Foi uma prática principal da linhagem de Khon desde o tempo de Padmasambhava e era a linhagem de Khon que fundou e preservou o Sakya e fez isto florescer.
Na realidade, é dito que a linhagem de Khon é descendente diretamente de seres celestiais. Embora não muitos detalhes são conhecidos relativos à vida e atividades das primeiras gerações da linhagem de Khon, naquele tempo só a religião de Bon existia no Tibete, assim como lá não havia nenhum ensino budista.
Depois, ao redor do ano 775 C.E., Guru Padmasambhava veio da Índia para subjugar as deidades locais e espíritos, e ofereceu muitos ensinamentos budistas. Entre eles havia este Vajrakilaya particular que foi dado a Khon Nagendra Raksita um antigo membro da família de Khon que também foi um dos primeiros sete Tibetanos a receber ordenação monástica budista plena.
Estes sete Tibetanos foram escolhidos para ordenação como uma tentativa de se ver se os Tibetanos poderiam manter os votos monásticos budistas. Havia três pessoas mais velhas, três pessoas mais jovens e uma pessoa de meia-idade. Nagendra Raksita era um das três pessoas mais jovens. Deste modo, ele recebeu ordenação monástica budista plena do grande abade Shanta Raksita. Todos os sete monges ordenados tiveram muito êxito, o que era um começo auspicioso para a grande tradição Tibetana monástica.
Khon Nagendra Raksita que era monge budista completamente ordenado e grande tradutor e seu irmão mais jovem Vajra Ratna que era um dono de casa leigo ambos receberam as autorizações de Vajrakilaya e ensinamentos diretamente de Guru Padmasambhava.
Desde então, naquele tempo, as deidades principais praticadas pela linhagem de Khon foram as duas deidades Vajrakilaya e Yangdag Heruka (Visuddha ou Vajra Heruka). O lugar onde os membros da linhagem Khon residiram era chamado de Palchen Phodrang, ou "Palácio da Grande Glória" o que também é uma referência a Vajrakilaya.
São pintados todos os monastérios Sakya no Tibete em três cores: principalmente azul e branco e faixas vermelhas. É dito que estas três cores eram as cores originais do palácio Palchen Podrang da linhagem Khon. Estas três cores simbolizam as três faces de Vajrakilaya.