quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A Profunda Visão da Não-diferenciação de Samsara-nirvana



A Profunda Visão da Não-diferenciação de Samsara-nirvana



Sua Eminência
Ngor Ewan Phende Rinpochê

Trad. R. Samuel


"A Visão Profunda da Não-diferenciação de Samsara-nirvana " é um ensino que Sua Eminência Ngor Ewan Phende Rinpoche deu quando estava em Cingapura em 1982. Nós somos grato a ele por nos prover tão amavelmente com uma tradução inglesa do texto para publicação quando ele esteve de volta na França. Lama Jamguene Ngawang Lepa é o famoso autor do texto seguinte.

" AQUI É CONTIDO O RESUMO ESSENCIAL DA VISÃO DE
NÃO-DIFERENCIAÇÃO DE SAMSARA-NIRVANA, CHAMADO A ESSÊNCIA DE NÉCTAR PARA BOM MÉRITO "

Prosternação para Lama JAMPAYANG que nos concede a Visão de sabedoria de Conhecimento na Essência de todas as coisas.

Se nós resumirmos todos as aparentemente diversas opiniões dos Mestres do Caminho do Meio, nós obtemos o Caminho Mediano exterior e aproximado e o Caminho Mediano interno, preciso e sutil.

A primeira categoria é a visão dos Prasangikas, que tomam como realidade tudo o que é
percebido pelos sentidos. Naquela ocasião, quando todos os tratados dos Sastras foram explicados e durante os grandes debates que disso resultaram, esta visão foi assegurada.

A segunda categoria é a visão que considera que todos os aparecimentos externos terminam dentro da mente que é colocada finalmente em sua própria natureza, livre de toda a manifestação. No seu treinamento de Ioga, os adeptos desta pratica colocam-se principalmente em um lugar solitário.

Relativo a isto, disse Atisa:

" Durante todos os debates contraditórios com os não-budistas, na hora dos debates
relativos aos Grandes Tratados de comentários, era dito que era o Caminho Mediano.
E, na hora do treinamento para o verdadeiro sentido na prática de Ioga, era o Sutil
Caminho Mediano que é praticado e constitui o Ensino oral essencial."

Maiores detalhes serão achados em Atisha dBuma Rinpoche'i sGronMe junto com
fontes de seus comentários, como é dito dentro o Legs BShad Gon-Ma'i dGons rGyan.

Assim, é dito que nossa própria Tradição da visão de não-diferenciação de Samsara-nirvana
concorda com a segunda Tradição [só-mente].

Relativo ao modo de meditar:

Em primeiro lugar, é indicado nos Ensinos Explicativos, que todos os dharmas do mundo fenomenal, de Samsara (existência cíclica) e de Nirvana, são só reflexos da própria mente.

Esta falta de existência do dharma menor fora da mente é afirmado por:

a) referências em citações,
b) dedução lógica, e
c) os Ensinos Essenciais.

a) AS CITAÇÕES

É dito no sDe de mDo o Sá bCu Pa:

" Oh, Filhos dos Buddhas, no fim as três Esferas são nada mais que Mente ".

No rDorje Gur:

" Fora da Mente Preciosa, não há nenhum Buddha nem seres, nem qualquer objeto externo
de consciência ".

No Chade Ma Rigs gTer:

" Em verdade, aparecimentos são a própria Mente e não existem fora disto; eles são classificados em verdadeiros ou falsos de acordo com suas tendências sendo
duradouros ou não ".

Também é explicado por numerosas outras citações.

B) DEDUÇÃO LÓGICA

" Um objeto único capaz de aparecer de múltiplas maneiras é realmente destituído de toda a realidade ". Assim é dito.

Assim, uma xícara de água aparecerá diferentemente para os seis tipos de seres e daquele modo, vamos nós saber que aqueles aparecimentos são destituídos de toda externa
realidade. É pela experiência que aqueles externos aparecimentos são destituído de realidade externa que isto vai ser verdade.

No passado, um grande adepto do ' Caminho e seu Frutos (Ensinamento Essencial Sakyapa) teve uma sensação de sede causada pelos seus ventos e canais. Incapaz de achar qualquer água dentro de uma fonte, ou rio, e totalmente confundido, ele pendurou suas vestes de monge em uma árvore no outro lado do rio e foi dormir. Na manhã seguinte, despertando sem sua sensação de secura, ele percebeu que aquela água estava fluindo como antes dentro da fonte e rio. Ele foi forçado a usar um pequeno artifício então para
recuperar suas roupas.

Outro tempo, na Índia, um filho que tinha muito respeito para sua mãe velha, deixou o país para fazer negócio. Ao partir, ele falou por favor para sua esposa para ter cuidado com sua mãe e estar seguro de alimentá-la com comida boa e pura.

Durante a ausência longa do filho, a velha senhora pegou uma doença de olho que fez com que o arroz que lhe era dado parecia estar cheio de cabelos. Isto, em troca, a fez muito fraca devido a um estômago inchado.

Ao voltar, o filho perguntou para a mãe velha se ela tinha sido tratada bem.

" Depois que você partiu, sua esposa nunca me deu boa comida, inclusive este arroz cheio de cabelos que agora me fez doente do estômago " .

O filho repreendeu a esposa dele que em troca lhe respondeu:

" Eu dei só sua comida boa, mas parece que ela tem uma doença de olho. Vá e leve
a comida dela você mesmo ".

Assim, o filho trouxe arroz perfeitamente limpo a sua mãe velha que disse:

" Em dias antigos, você teve muito respeito por mim, mas parece que isso agora acabou. Este arroz está cheio de cabelo "!

Entendendo que os olhos dela eram ruins, ele contou para ela comer o arroz e chamou um doutor. Depois de tido sido tratada, ele perguntou para a mãe dele como estava o arroz. E desde então não havia cabelo no arroz, a senhora entendeu que sua doença era a causa, e pensou:

" Como meu estômago está doente se eu não comi um único cabelo "?

Ressegurado, os problemas de estômago dela desapareceram como o arco-íris desaparece no céu. Assim isto é contado.

C) OS ENSINOS ESSENCIAIS

Relativo à afirmação das espirituais instruções dadas por cada um dos Lamas da Linhagem, é dito:

" Doenças entorpecem e enganam a mente como uma doença oculta a vista ou
como um ponto de brasa que roda rapidamente ".

Tendo pensado assim nesta verdade que é afirmada pelas anteriores três citações, argumentos, e instruções espirituais, todos os aparecimentos vão ser percebidos como Mente.

Por exemplo, quando sal se absorve na água, se torna um com a água. Da mesma maneira,
nós deveríamos entender que nenhum dharma existente é diferente da Mente.

E por último, nós duvidaremos até mesmo de uma existência externa (diferente da mente) de nosso próprio corpo. Mas, relativo à fusão autêntica de Mente-percepção, é dito que não
aparece até que a Oitava Terra é alcançada.

Embora a fusão de Mente-percepção da precedente Terra realmente não é autêntica,
ainda assim aparece como uma experiência durante a prática de Ioga.

Os que desejam saber se a realização de aparecimentos de Mente-como-tal não é precisamente a Tradição de Prasangikas' do Caminho Mediano, estão de
fato totalmente errados.

Na realidade, Klu-sGrub, ' Phags-Pa Lha e ZLa Ba Grags-Pa têm todos os três afirmado que percepções são só Mente, e quem desafia dizendo que eles não entendem a visão de Prasangikas'?

O grande Sábio Mi-Pham rGya-mCho explicou isto assim no seu dBu-Ma rGyan - ' Grel:

Perceber que todas as percepções são Mente-como-tal é a característica essencial dos
Detentores do Caminho budista; verdadeira situação de todos os objetos, é o ponto sagrado do Essencial Ensinos relativo à meditação. Destruir a ilusão da existência fenomenal, é
a sugestão essencial, da mesma maneira que é essencial para o açougueiro saber o ponto vital do animal para matá-lo, ou para o lenhador saber onde plantar a cunha para secar
a árvore.

Se nós podemos assegurar isto (o ponto essencial) devido a meios hábeis, também é o coração dos Ensinos essenciais que pertencem o Último Veículo de rDorje.

E assim são os numerosos escritos que elogiam a realização de percepções como [só] Mente.

Para dizer que aparências são Mente significa que eles são Mente que se percebe a si mesma. Na realidade, Mente nunca percebe um objeto externo.

Relativo a este assunto, o Onisciente dKon-mChog Lhun-Grub disse:

" Como objeto distintivo para nossa própria múltipla mente perceptiva, nossa própria investigação mental nada mais é que um ser ilusório. A cadeia de produção intercondicionada da dualidade que nunca cessa entre ' eu ' e ' outro' ( aparecendo e residindo em condições e causas) está vazio de um próprio-ego. Olhe para a própria-face da
Esfera do Inexprimível e Espontâneo ".

Então, se nós investigamos a mente com mente, nós experimentaremos uma Luz incessante que é chamada a característica da Mente.

Por sua própria Essência, esta mesma Luz é destituída de nascimento e vazia de causa primeira. Em um intermediário estágio, [esta luz] não mora em nada e é destituída de uma essência distintiva. Finalmente, considerando que é incessante, está vazia do Fruto de
aniquilação. A Mente não tem nenhuma forma ou cor. Não mora dentro ou fora do corpo, nem entre. Não importa de que modo nós procuramos a mente, não pode ser achada. Seja qual for o modo que nós investigamos, nós não podemos achar nada no qual isto se
perceba (não tendo qualquer essência distintiva ). Embora não tendo qualquer distintiva natureza de si própria, o truque de várias percepções aparecem não obstante incessantemente desde o começo, então nós nunca experimentamos sua falta de existência. Desde que este truque de várias percepções constantemente aparecem e nós não podemos achar qualquer verdadeira natureza, nós não podemos nem experimentar sua existência.
Esta natureza de Vacuidade da qual nós nunca experimentamos qualquer existência, e isto é
característica da Luz na qual nós nunca temos experimentado qualquer não-existência, tem
sempre sido dissociável. Mente é Pura Luz dentro sua percepção de si mesma, Vazia dentro de sua própria Vacuidade, e Perfeitamente consciente em sua própria investigação. Tudo isso é só um propósito de experimentar a Sabedoria Transcendental de nossa própria investigação.

Mas, em realidade, não há nenhuma essência distintiva mantida na Natureza Primeira da Absoluta Verdade. Nada que aquela mente deveria segurar, nem palavras para expressar isto. Mas, não obstante, para dissipar a ignorância, a Verdade Absoluta é chamada
a Verdade relativa de linguagem: ' não-dual ', ' União dos dois', ' inexpressível', e ' essência
de Mente Primordial".

Embora este estado natural inclui Samsara e Nirvana, esses que ignoram a sua verdade
dizem que a essência está em Samsara, enquanto os que sabem a sua verdadeira essência dizem que está em Nirvana. As designações de Samsara e Nirvana são atribuídas assim de acordo com o entendimento ou a falta de entendimento (da verdadeira essência).

Do verdadeiro ponto de vista, não há nenhum ruim Samsara que deveria ser rejeitado nem qualquer bom Nirvana que deveria ser percebido. Se isto é corretamente percebido, nós obtivemos o que é então chamado a compreensão da visão de não-diferenciação de Samsara e Nirvana.

Em resumo, não há nada para concentrar em nenhuma parte fora da Mente- Vacuidade-luz.
A mente relaxada constantemente deveria estar nesse estado onde não há nada em que meditar, livre de indagação e artifício.

Nas Canções do Venerável Grags-Pa rGyal-mChan, é dito:

" Como poderia estar lá uma cessação e um essência distintiva em uma mente que é destituída de nascimento original? Pensar que não há nenhum nascimento nem cessação também é um obstrutivo pensamento. Deixe! Você também deveria renunciar à idéia de se render, desde se render é também um pensamento "!

" O que é ilimitado vai além do reino do expressável. As designações ' Médio', ' Só Mente', etc.. . são só palavras e manifestações, enquanto as mentais representações são só conceitualizações ".

Porém você pensa nisto, se você não percebe o Estado Natural e Espontâneo da
Mente, e se você não treinou no essencial Ensino do não-ávido, você será pegado
agarrando até mesmo o pensamento de não-ávido.

Entendendo que esta incessante Vacuidade-luz é o Estado Natural de União,
rJe Sa-Pan também disse:

" Existência, non-existência, etc.. . ., não há nada semelhante no Estado Natural das coisas.
Não há nenhum objeto para meditar, nem um assunto que meditar, nem o ato de meditar.
Sendo a mente destituída de uma essência distintiva, como você poderia explicar aquela Essência? Passando o reino do expressável, não há nada para dizer ".

Saindo desta meditação de equanimidade, nós vamos então perceber que todas as formas que pertencem ao campo visual como também tudo o que é visto, é, assim que percebesse, Percepção-vacuidade, do qual são nada mais que a não-diferenciação entre Samsara e Nirvana.

Da mesma maneira, todos os sons do campo auditivo são, assim que ouvisse, não-diferenciação de audibilidade-vacuidade, de Samsara-nirvana.

E por fim, e todos os pensamentos discursivos pertencentes ao campo mental como também tudo aquilo que é pensado é, assim que eles aparecem, não-diferenciação de Mente-vacuidade, de Samsara-nirvana.

Tudo o que se aparece é uma Atividade do Corpo de Dharma.

Todas as percepções que têm aparecido como expressões da não-diferenciação de Samsara-nirvana e sem ter que procurar em qualquer outro lugar um objeto de meditação, é como um homem de negócios que achou um país cheio de ouro, será possível deixar a mente em tudo que se parece sem tentar transformar isto.

Alguns afirmam injustamente que aparecimentos, sons e pensamentos que nós há pouco explicamos sobre como sendo não-diferenciação de Samsara-nirvana, constitui a meditação e não visão. Nos dois textos do lJon Chenmo e o lDan de Dag, o Grande rJe-bCun,
afirma:

" O ' o proprietário de dharmas' (fenômenos) é Samsara.
O próprio Dharma (sua essência) é
Nirvana e a não-diferenciação é o
Samsara-nirvana " indiferenciado.

' -dByans dKon-mChog Lhun- também disse:

" O que é destituído de uma essência distintiva é só percepção; a natureza de todos objetos são o Dharma de Samsara-nirvana; dharmas e ' os Detentores de dharmas' são indiferenciação de verdade. Perceba esta visão de significado profundo livre de todos os limites "!

Assim, examinando as várias citações, dúvidas relativas à visão da não-diferenciação
de Samsara-nirvana desaparecerão.

Em resumo, o Corpo de Dharma no momento do caminho é pôr em prática o método
consistindo em deixar a Mente dentro de seu natural e não-transformado estado.

Assim, nós obtemos o Corpo de Dharma do momento de Fruto que é reconhecer a Mente
livre de artifício. E é o que é chamado Buddha.

Se, fora de mente, houver um lugar onde outro Buddha possa ser achado, nós não pudemos
segurar, e até mesmo se nós pudéssemos, a fusão com Buddha seria difícil.

Em resumo, nós saberemos que os que não fizeram perceber a sua Natureza Essencial são chamados seres sensíveis enquanto os que fazem são chamados Buddhas.

Embora nós os chamamos Visão, Meditação, e Ação, esses níveis diferentes levam a um específico nome no contínuo mental do praticante de acordo com o momento. Eles são na realidade a sem igual visão da não-diferenciação de Samsara-nirvana.

Como a Linhagem dos Lamas estabelece: Primeiro obtenha a certeza que tudo que percebem é só mente. Então, perceba que toda a mente e percepções são ilusórias e entendam que isto é ilusão que só aparece por causa das ligações.
Depois de ter percebido que o significado dessas ligações de suporte estão separadas de todo limite expressável, perceba a certeza de não confiar em qualquer um Estado Natural; assim é a Visão.

Tendo começado primeiro com os três preparatório Dharmas, nós permaneceremos na Equanimidade da Visão profunda com ajuda dos três básicos Dharmas. Então, nós meditaremos usando como final ornamento os três Dharmas conclusivos. Assim é a
Meditação.

Em cada momento e sem deixar nossa firmeza de consciência alerta da Visão,
nós meditaremos nos três demônios (gDen) dos obstáculos externos, nas três doenças de
obstáculos internos, nos três venenos perturbadores de obstáculos secretos, no oito dharmas mundanos; em resumo, nos pensamentos errôneos de paixão-aversão aplicando o selo de visão.

Da mesma maneira que o fogo se põe mais alto com a abundância de madeira, não importa qual violento o mental e percepções dualísticas de assunto-objeto como obstáculos e causas ruins, se nós nunca nos separamos da chave da Visão, essas percepções serão percebidas como a feliz Esfera do Dharma, da mesma maneira que cubos de gelo que derretem em água. Uma maior vantagem resultará então no que se refere à Visão. Assim, uma experiência correta desta Visão Profunda nascendo em nossa mente, se tornará
o antídoto para todas nossas forças rompentes (Klesas).

Geralmente, embora nosso grande compassivo Mestre, o Buddha, ensinou o aspecto de
meditação repulsiva como um antídoto para o desejo, o Samadhi de amor como um antídoto para a fúria e ódio, a meditação de originação interdependente é um antídoto para ignorância, a característica das várias inclinações e temperamentos como um antídoto para o orgulho, a meditação da semelhança entre si mesmo e outros como um antídoto para ciúme, e assim por diante. . . o aspecto repulsivo é só benéfico para o desejo mas incapaz para satisfazer a raiva e ódio e não tem nenhum efeito contra o desejo.

Se a certeza inabalável aparece para esta Visão profunda, se torna o antídoto então
para forças todo rompantes. Por exemplo, da mesma maneira que dentro de Samsara, o remédio chamado ' o benfeitor' sem igual é o antídoto para todas as doenças, se a pessoa percebe corretamente o significado perfeito de Vacuidade, esta compreensão, se torna o antídoto então para todas rompantes forças.

É dito por Kun-mKhyen rGyalpo de ChosKyi:

" Embora a água da repulsão (feiúra) possa lavar as manchas do desejo, não pode
destruir a montanha rochosa da raiva; embora o amor de fogo pode queimar os arbustos de
fúria, não pode lavar as manchas de paixão-desejo.

" Com a habilidade para perceber como Vacuidade Unidade e tudo o que se aparece em relação às ligações, pode-se cortar totalmente a árvore da visão de ego com suas numerosas filiais e folhas de ações e forças rompantes e suas frutas de nascimento (isto é, existência)." Assim é explicado.


Se nós juntássemos todas as Doutrinas do Caminho, nós acharemos que estão todas concentradas dentro das seis Paramitas (seis Perfeições). E essas aparecem facilmente para o que percebe perfeitamente o ponto essencial desta Visão.

No sPyod - ' Jug, desde o princípio abandonados os seres miseráveis, para o fim, eles vagam sem uma razão ", significa nesses nove slokas (estrofes) que as seis Paramitas fazem não existir confiança em corpo e fala externa mas que nós temos que achar confiança somente na mente interior. Assim, o espírito de dar que vem do coração está Dando; a vitória total sobre o espírito de má-vontade é Disciplina Moral; a vitória total em cima do espírito de raiva é Paciência; uma alegria de mente em virtude de prática é chamada Zelo; uma mente que permanece firmemente em qualquer objeto é
Meditação ; o conhecimento da Natureza de Mente é Sabedoria.

Essas virtudes nascerão dentro do contínuo mental do que possuir a perfeitamente
Pura Visão. Jô-Bo rJe (Atisa) e Milarepa ambos disseram isto. O Yan dGonpa vitorioso
também disse:

"Saber a natureza de virtude é o mais excelente de todas as virtudes. Saber a natureza
de não-virtude é a mais excelente de todas as confissões ".

Da mesma maneira como já foi explicado, a sabedoria da natureza de virtude que é uma
inesgotável virtude, se torna a causa do Despertar Perfeito. A sabedoria da natureza de não-virtude é a mais excelente de confissões e é dito no Tharpa Chenpo Phyogs rGyas-Pa'i Su
mDo:

" Se você quiser purificação, firmemente contemple a Pura Visão. Quando isto aparece,
a Liberação Perfeita também virá. Isto é dito ser a mais excelente de tudo purificações ".


O Mestre, Arya Deva, também disse:

" Até mesmo os que acumularam pequeno mérito não terão nenhuma dúvida quanto a esta
Doutrina. Se eles não fizessem, eles teriam que vagar em existência cíclica (Samsara)."

Para isto nascer corretamente dentro do nosso contínuo mental, nós temos que nos mostrar com grande força em Purificação e Acumulação..

Tendo entendido que o Lama é a Essência concentrada de todos os Buddhas, é mesmo
importante rezar a ele com perfeição, concentração, aspiração e imensa reverência.

Diz-se no rNal-'Byor-Ma Kuntu sPyod-Pa'i rGyud (bDe mChog's commentary Tantra):

" Prostração para os Pés daquele cuja bondade permite as Grandes Felicidades aparecer
num instante. Prostração para o Lama cujo Corpo é semelhante à Jóia que possui o
Dorje ".


Sakya Pandita, o Senhor do Dharma, também diz:


" Para o que fielmente confia em Você, essa pessoa recebe imediatamente Infinita
Clemência e se torna em um momento um Buddha Perfeito e realiza todas as Perfeitas
Realizações ".

O Tantra diz:

" Devido a uma reverência constante e aspiração, o grau de Dorje Chang pode ser obtido
em seis meses ".

' Brom-sTon perguntou uma vez a Jô-Bo rJe (Atisa):

" As Doutrinas que eu pratiquei no passado teriam transformado o Caminho ou não "?

"Os que serviram os seus Jetsun Lamas sim, os outros, não", Atisa respondeu.

' Brom-sTon perguntou novamente:

" Embora nós temos muitos adeptos de meditações dentro Tibet, nenhum obteve a distinta
Virtude. Por que isto?

" Todas as qualidades, grandes ou pequenas, de Mahayana, podem apenas nascer confiando no Lama e desde então você, no Tibet, só considera o Lama como um ser ordinário, como você espera nascer as Qualidades?"

É dito que ver a clara face da Situação profunda e Natural de todos os dharmas, não é nada mais excelente do que a prática de Ioga do Guru. Através de pratica desta Ioga do Guru com regularidade, não só com a boca mas também com o coração, uma força insuportável de reverência, e aspiração queimará do interior, como um grande fogo.Não há nada mais que pensar e recordar o Lama.

Nós entenderemos que todo os Buddhas e encarnados Bodhisattvas das dez direções estão
em nosso próprio Lama. E vendo ou ouvindo as maravilhosas biografias de santo dos Lamas da Índia e Tibet, nós também saberemos que nosso Lama é a Encarnação deles.
Tendo estabelecido a certeza de que a Essência do Lama se concentra sem exceções
nas Três Jóias, e para venerá-lo, estando até mesmo satisfeito com o oferecimento de nosso carne e sangue, pensando n' Ele, nós pediremos para Ele com canções de reverência, vertendo lágrimas semelhante a um chuveiro de chuva.
Se nós podemos rezar a Ele com tal grande força, não haverá nenhuma dúvida de alcançar a
Perfeição rapidamente. Se nós estamos satisfeitos dizendo algumas palavras de oração
como: " O Lama sabe " enquanto só pensando n' Ele algum tempo, não obteremos nunca os benefícios do Guru Ioga, prática Profunda.
Isso é por que nós temos que nos mostrar para pura prática do Guru.

O mais excelente de toda a encarnação, o Onisciente ' dByans de Aperto Kun-dGa ' Bstan-Pa'i rGyal-mChan disse:

" Saiba que todos os Refúgios são a Essência do Lama. Veja práticas virtuosas como o
Caminho do Lama, e sabe que Samsara e Nirvana se apareça como Manifestações do
Lama.

Nos " Conceda Sua Clemência Infinita de forma que o mundo fenomenal se pareça com o Lama "!

Se o que há pouco foi dito é percebido, é dito para ser a verdadeira e sem defeito prática do
Ioga de Guru do Caminho Profundo.

Este texto estava composto ao pedido repetido de Thartse Shab Droung Rinpoche
Byams-Pa Nam-mKha ' Kun-bZan rGyal-mChan de BStan-Pa'i e outros ouvintes de
o LamDre. Eles perguntaram para o monge deste texto composto a pedido repetido de Thartse Shab Droung Rinpoche Byams-Pa Nam-mKha ' Kun-bZan rGyal-mChan de BStan-Pa'i e outros ouvintes de LamDre. Eles perguntaram para o monge de Sakya Thouppa, Nag dBan Legspa, registrar a autêntica narrativa das fases da visão que ele possuiu. E isto foi escrito pela encarnação de gZung de sDe Lun-Rig, chamado, Kun-dGa' BsTanpa'i Nyima.