quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

PRIMEIRA MEDITAÇÃO





(Foto: Tara, Estupa de Soyambhu, Katmandhu, Nepal. Foto de R. Samuel)






PRIMEIRA MEDITAÇÃO


Pelo Geshe Lama Sherab Gyaltsen Amipa Rinpoche



As práticas preliminares incluem:
1) o precioso corpo humano;
2) a impermanência e
3) o carma e seus frutos.
A fim de conseguir progresso no desenvolvimento espiritual, é essencial se familiarizar com essas práticas. Mesmo se nós quisermos ser úteis aos demais necessitamos dominar esses métodos, assim como um bom professor necessita de completo treinamento.
O PRECIOSO CORPO HUMANO
Devemos compreender a importância de nosso precioso corpo humano com o qual podemos realizar importantes ações proveitosas. Muitas pessoas vivem suas vidas com o objetivo das realizações mundanas, desperdiçando energias e tempo preciosos. Isso é um tipo de existência muito sem sentido. Se o corpo e a mente forem usados para a prática do Dharma não haverá fronteiras para nossa habilidade. Temos a chance de ultrapassar a nós mesmos e a todas as dificuldades, de adquirir a excelência da virtude e de obter o supremo estado de Buddha, diante do que fama, poder, qualquer glória mundana valem tanto quanto quase nada.
Se formos capazes de seguir o apropriado caminho espiritual (em virtude do qual nascemos como seres humanos) será de grande importância descobrir o tesouro que desconhecemos dentro de nós mesmos e então pô-lo em prática. Por isso se medita no precioso corpo humano. Quem compreender isto com clareza e insistir em buscar somente os prazeres mundanos irá certamente cair na mais profunda tristeza e decepção, como a doença, a velhice e a morte infalível.
IMPERMANÊNCIA
Não devemos adiar a prática espiritual porque a morte é certa e não sabemos quando ocorrerá. Pode acontecer de repente. Com isto em mente nós não desperdiçamos nosso precioso tempo, e acordamos para a necessidade de praticar o Dharma. A contemplação do momento da morte é a cura da indolência. Quando compreendemos a morte mudamos a direção da nossa mente para o Dharma, e não apenas durante esta tão curta existência, mas continuamente até que a realização completa.
CARMA
Nós receberemos os frutos das realizações desta somente na próxima. Isto é comparável a uma árvore que cresce cada vez mais alto, ano a ano, até eventualmente dar frutificar. Portanto devemos tomar o solene compromisso de conseguir um próximo renascimento humano. Se cairmos nos reinos inferiores será muito difícil retomar outra vez um renascimento humano.
Para evitar os reinos inferiores temos que plantar agora as sementes do renascimento humano que é a prática espiritual. Devemos ficar sempre alertas à nossa promessa para evitar a decepção e a ilusão - de outra forma não poderemos praticar o Dharma. Para escapar da ilusão temos de observar com clareza os três preciosos significados do corpo, palavra e mente.
Devemos praticar as dez virtudes*. Os maus hábitos são por natureza sofrimento. Se nós meditarmos nestes temas vamos conseguir segurança e conhecimento através da intuição.
*As dez ações não-virtuosas são: (3 do corpo) matar, roubar e conduta sexual errônea;
(4 da palavra) mentir, difamar, palavra áspera, tagarelice;
(3 da mente) inveja, raiva e visão errada.
As dez ações virtuosas constituem o evitá-las.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL


DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, COM MUITA SAÚDE, ALEGRIA E REALIZAÇÕES ESPIRITUAIS.

domingo, 20 de dezembro de 2009

LOSAR


Estamos programando um grande evento no ANO NOVO TIBETANO, ou LOSAR, que será no dia 14 de fevereiro próximo, com muita comida, flores, frutas, refrigerantes etc. e com o PUJA DOS STHAVIRAS.

O dia 14 será um domingo.

Você está desde logo convidada/o. Se tiver interesse, por favor mande um email para rogelsamuel@hotmail.com para maiores detalhes.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

NATAL


DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO, COM MUITA SAÚDE, ALEGRIA E REALIZAÇÕES ESPIRITUAIS.

ATENÇÃO: A PARTIR DE AGORA NÃO MAIS ANUNCIAREMOS NOSSAS PRÁTICAS NO RIO DE JANEIRO. HAVERÁ UMA OU DUAS VEZES POR MÊS PUJAS NO RIO PARA OS MEMBROS DE NOSSO CENTRO QUE COSTUMAM ASSISTIR. SE VOCÊ QUISER PARTICIPAR, MANDE-NOS UM EMAIL.

HISTÓRIA DO NOSSO CENTRO

Em dezembro de 1992 fomos ao Nepal. Lá encontramos, por acaso, Sakya Trizin no início do DUNTAB KUNTUB, ou COLEÇÃO DE TODAS AS SADHANAS, que se prolongou até final de fevereiro de 93 (para nós, pois as demais iniciações eram somente para monges).Imediatamente ao ver Sua Santidade, vimos que ali estava o nosso Sagrado Guru. Em 1995, em Friday Harbour, USA, recebemos o nosso primeiro LANDRE. Foi quando perguntamos a SUA SANTIDADE se ele recomendava que tentássemos abrir um centro Sakya no Brasil. - Ótimo, respondeu ele, pois nós não temos nada em toda a América do Sul.

Em 1997, no final do Landré de Vajradhara Gompa, Sua Santidade nos concedeu o título de SAKYA KUN KHIAB CHO LING (lugar do dharma que tudo permeia).

Ao voltarmos para o Brasil, no mesmo ano de 97, recebemos a visita de S. E. JETSUN KUSHO no Rio de Janeiro. Ele concedeu Chenrezig, Tara Branca, e as 21 Taras, além de uma Palestra Pública: "O papel da mulher na espiritualidade" (que se encontra neste blog).