domingo, 22 de junho de 2008

SIGNIFICAÇÃO DE UM SANTUÁRIO BUDISTA

ENTENDENDO A SIGNIFICAÇÃO DE UM SANTUÁRIO BUDISTA

Lama Choedak



É da nossa natureza humana manter coisas preciosas em um lugar seguro quando nós as temos.
Nós podemos dizer para nós mesmos quais são os objetos mais importantes que nós possuímos examinando onde e como nós os mantemos.
Para um budista praticante, uma imagem ou um desenho do Buddha
e outros símbolos budistas são objetos importantes que aumentam a sua fé
e recordação dos ensinamentos.
O tempo e esforço exigidos para manter o santuário limpos e cheio de flores
e outros oferecimentos é uma atividade hábil para focalizar a mente da pessoa
nas práticas espirituais.
Será mais que interessante se nós podemos perceber a razão por que nós organizamos e mantemos nossas coisas ao redor e dentro de nossa casa, o que reflete nosso estado de mente.
Parece que coisas podem ter e têm significados até nossas mentes
se projetar nelas.
Nós não vamos falar para nossas crianças que os seus brinquedos não são reais e não têm nenhuma significação.
Seu brinquedo 15 anos depois pode parecer irreal quando você vê o novo carro esporte de seu amigo.
Quando você entra em um santuário budista, você pode contar que a devoção de seu coração é sentida (ou a falta disso), e é expresso pelo idioma de seu corpo.
Da mesma maneira que todos os objetos têm algum amável poder
ou influenciam as nossas mentes, a serena imagem de Buddha e bem decorada com flores e incenso aromático faz que nossas mentes
reflitam dentro de nós mesmos na funda concentração meditativa.
O impacto positivo de ver uma imagem de Buddha em nossas mentes
não pode ser subestimado.
As imagens de Buddha são consagradas com o propósito santificado de irradiar o poder espiritual e bênçãos de forma que quem acontece de vê-las
experiência um sentimento positivo pelo meio da estátua.
Contanto que nossas mentes sejam dependentes de objetos sensórios,
é importante ter objetos apropriados conducente a nossas mentes.
Um budista acharia inspirador e motivador ver uma imagem de Buddha, que o ajuda a se lembrar das qualidades de um Buddha
e seus ensinamentos.
Ele ou ela revela devoção se curvando, oferecendo flores e acendendo uma vela antes de se sentar para meditar.
Curvar-se purifica o orgulho e cultiva a humildade.
A pessoa não pode meditar corretamente se não pode deixar para trás tais negatividades.
O santuário nos permite lembrar a deixar todas as negatividades
para sentir paz, serenidade, tranqüilidade, liberdade e luz.
Mantendo o santuário limpo representa a santificação de nosso ego espiritual e reconhecer a pureza de um ser iluminado.
Em santuários budistas tibetanos, são colocadas muitas tigelas de água no altar que cultivam as múltiplas qualidades de fluidez, continuidade,
universalidade e pureza em nossa prática e fé.
São trazidas flores, velas, frutas e incenso como oferecimentos para o Buddha
e isso nos dá uma oportunidade para praticar generosidade e testar nossa compreensão da Lei de Carma.
Quando você for assistir a uma sessão, arranje os oferecimentos no altar, limpe as tigelas e as encha de água fresca [da esquerda para a direita],
remova as flores murchas e frutas velhas e acenda uma vela antes de você se sentar.
Você se surpreenderá com a diferença que isto faz na sua meditação.
Enquanto você está fazendo isto, você pode organizar seus pensamentos de aspiração da maneira seguinte:
Água: Possa eu e outros cultivam pura e contínua fé em nossas práticas espirituais!
Flor: Possa a flor de meu coração desabrochar com o presente do amor
e da compaixão de forma que eu possa compartilhar isto aos outros
e os enfeitar de felicidade!
Incenso: Possam todas as vibrações negativas acumuladas devido a meu egoísmo, ignorância, ganância e ódio ser purificadas pelo aroma da prática da moralidade!
Luz: Possa a luz da compreensão, fé, consciência, e sabedoria iluminar a escuridão da confusão, desconfiança e todas as corrupções!
Perfume: Possa o aroma da fé inabalável e da confiança ter a habilidade a favor de qualquer pessoa que entrar em contato comigo!
Fruta: Que eu possa poder satisfazer as necessidades de seres sensíveis
sustentando a mente com a comida abundante da meditação e sabedoria!
Agora, você pode praticar isto quando você for da próxima vez para um centro [de dharma] ou visitar um templo, ou você pode arranjar a imagem de Buddha talvez em sua casa e enriquecer de vibração espiritual o ambiente de sua casa.

Este texto tem alguns do mais fundamentais e delicados conteúdos
religiosos.
Então, deve ser lido, deve ser citado e deve ser analisado de um modo atento.

[MENTE CLARA RELATÓRIO INFORMATIVO TRIMESTRAL
Número 6, Nov 1990-Jan 1991]
Registro 1993 (c) por Lama Choedak Yuthok, Sakya Losal Choe Dzong, Canberra, Austrália.

terça-feira, 3 de junho de 2008

A NECESSIDADE DE MEDITAR NA CIDADE



Sua Santidade Sakya Trizin

A NECESSIDADE DE MEDITAR NA CIDADE


Nós humanos necessitamos de muitas coisas, temos muitas coisas para realizar, e assim sucessivamente. Mas está claro não importa quanto nós temos ou onde quer que nós estejamos, não é bastante; sempre há um pouco mais de exigência, sempre descontentamento. Por nossa própria experiência a verdade está muito clara do que o Senhor Buddha disse sobre samsara, essa totalidade cuja natureza é nada mais que sofrimento.

Assim, o que nós podemos fazer? Há uma coisa comum a tudo e que todo o mundo deseja que é ser livre de sofrimento e ter felicidade. E por isto todo o mundo está fazendo esforço espiritual e mundano. Mas não importa o que nós fazemos não há nenhum fim para o
sofrimento e nenhum ganho da felicidade que nós buscamos.

Assim, como nós podemos adquirir isto? O Senhor Buddha ensinou que todo ser sensível possui buddha-natureza. A verdadeira natureza de nossa mente é pura. Desde o princípio nunca está manchada com ofuscações de qualquer forma. Então, se nós tentarmos nós poderemos atingir iluminação.

No momento nós não vemos esta buddha-natureza, pois está completamente coberta com ofuscações. Mas as ofuscações não são a natureza da mente. Se elas fossem nunca poderiam ser eliminadas. Por exemplo, a natureza do carvão é preta, assim não importa
quanto você o lavar, o carvão nunca ficará branco. Devido à sujeira, a brancura de um pano branco não se vê, mas com corretos métodos nós podemos lavar e então vem a cor real. Semelhantemente, as ofuscações em nossas mentes só estão ao nível exterior, e com
os métodos certos poderiam ser eliminadas. Então, se nós trabalhamos duramente seguindo o caminho do Dharma, nós podemos nos tornar completamente iluminados Buddhas.

Por estas razões, a coisa mais importante é a prática espiritual, porque todas as outras coisas como riqueza material ou poder só é benéfico dentro desta vida. O dia em que nós deixemos este mundo nós temos que deixar para trás tudo - nossa riqueza, amigos, até mesmo nosso corpo precioso. Só sobra a consciência, e quando deixamos tudo nós só podemos confiar na nossa prática espiritual.

Quando enfrentarmos cruciais problemas, há uma grande diferença entre a pessoa que tem idéias espirituais e a que não tem. Quando a pessoa sem qualquer ajuda espiritual enfrenta
sofrimentos, fica em uma situação desesperada e têm que confiar em outros métodos muito errados, tendo às vezes que tomar medidas extremas. Um dos ensinamentos básicos de Buddha é que tudo que é criado por causa e condições é impermanente. E qualquer ação conectada com corrupções é sofrimento. Assim, quando enfrentamos problemas, é óbvio que não é algo apenas acontecendo conosco, mas a impermanência e sofrimento são a natureza da existência.

A pessoa entende que, embora o problema possa ser o mesmo, a pessoa que tem ajuda espiritual está pronta a fazer face a isto porque sabe o que é a natureza. Devido a isto diminui o pesar mental. E quando o pesar mental da pessoa é minorado, o exterior
sofrimento físico também é, porque a mente é o chefe e o corpo como um criado. Se a mente estiver contente, até mesmo se a pessoa estiver dentro de condições as mais pobres ainda assim está contente. E se a mente não é feliz, até mesmo a pessoa tem as melhores instalações de conforto tem muita miséria. Desde que a mente é o mais importante, nos dá força para enfrentar os desafios do sofrimento até mesmo para esta vida, então a coisa mais importante é a prática de Dharma.

Embora nós somos todos seres humanos, cada um tem uma mente diferente, corrupções diferentes e assim sucessivamente. Para servir todo nível de mentes o Buddha deu uma quantidade enorme de ensinamentos. Um tipo de ensinamento não é bastante. Da mesma maneira que nós precisamos de muitos medicamentos para curar os tipos diferentes de doença, semelhantemente, para ajudar os seres sensíveis ilimitados, o Buddha também deu muitos ensinos.

Em geral há dois tipos diferentes de seguidores - os seguidores que desejam seguir a meta menor, e os seguidores que desejam seguir a maior meta. Por isso é que nós temos os dois yanas, hinayana e mahayana. Embora o caminho de hinayana tem muitos ensinamentos, o que em essência é mais importante é não prejudicar nenhum ser sensível. Se a pessoa prejudica qualquer ser sensível física ou mentalmente, não está certo.

O caminho de mahayana está não só não prejudicando mas também beneficiando a pessoa, porque cada e todo ser sensível é como nós-mesmos. De nossa própria experiência podemos aprender quanto desejamos ser livres de sofrimento e ter felicidade. Desde o minúsculo inseto até os humanos mais inteligentes, até mesmos os reinos de devas,
todo ser sensível tem o mesmo sentimento: o desejo para ser livre de sofrimento e ter felicidade. Então não é próprio só pensar em si mesmo, porque o si mesmo é uma pessoa e
os outros são incontáveis. Entre um e muitos quais são mais importantes? Os muitos são mais importante. Além isso, dos pensamentos egoístas coisas boas nunca surgem - só sofrimentos.

Shantideva disse, " Todos os sofrimentos neste universo vieram de querer a si mesmo ". Se nós pensamos em nós-mesmos nós teremos ciúme, orgulho, mesquinhez, desejo, ódio etc. Todos os pensamentos impuros surgem, e qualquer ação criada com estes pensamentos impuros cria só sofrimento. Da mesma maneira que de uma raiz venenosa qualquer coisa que cresce é veneno, semelhantemente qualquer ação criada desta impureza só é sofrimento. Assim, quando nós só pensamos em nós mesmos, tudo que nós podemos alcançar é mais sofrimento.

Shantideva também disse que toda a felicidade neste universo vem de querer que os outros estejam felizes. Se nós desejamos que os outros estejam felizes então todas as coisas boas, todas as qualidades vêm, da mesma maneira que se uma raiz é medicinal, qualquer coisa que cresce disto é medicamento. Semelhantemente, na base da bondade e compaixão, querendo ajudar os outros seres sensíveis, qualquer ação que é criada é felicidade. Por isso a raiz do ensinamento mahayana é bondade e compaixão. Então nós temos que tentar cultivar bondade em todos os sentidos e compaixão. Porém, tendo somente compaixão não é bastante, nós temos que salvar os seres sensíveis do sofrimento e pô-los no caminho da felicidade. Mas no momento nós mesmos não somos livres, nós não temos conhecimento completo ou suficiente poder. Nós somos completamente amarrados por nosso carma e corrupções. Assim, como nós podemos ajudar? O único meio efetivo de ajudar os seres sensíveis é atingir perfeita iluminação, porque tendo atingido esclarecimento perfeito então até mesmo durante um único momento nós podemos salvar incontáveis seres sensíveis.

Este esclarecimento perfeito não surge sem causas e condições, e isso é seguir o caminho de mahayana. Primeiro é ter um muito sincero desejo de atingir o perfeito esclarecimento, depois praticar, a coisa principal sendo método e sabedoria. Para voar a pessoa precisa de duas asas. Semelhantemente para atingir esclarecimento a pessoa precisa de dois: o método para perceber a sabedoria, e a própria sabedoria. E eles dependem um do outro. Método pretende acumular mérito como generosidade, conduta moral, paciência, dedicação e concentração. Bondade e compaixão suprimirão as faltas porque a falta principal é o egoísmo-apego, e este método de pratica suprime o egoísmo-apego. Para erradicar completamente a raiz do egoísmo-apego nós precisamos de sabedoria que completamente elimina isto, e para isto nós temos que ter concentração. Com estes dois juntos poderemos atingir esclarecimento perfeito.

Muitas pessoas dizem que é muito difícil a prática do Dharma particularmente em cidades grandes onde há tanta distração e ocupação. Porém, o Senhor Buddha deu muitos ensinamentos, o propósito dos quais era domesticar nossas mentes selvagens. É devido a nossa mente selvagem tão envolvida com corrupções que desde o princípio fomos presos no reino de existência e sofrimento. Nós já sofremos tanto no passado, estamos agora
sofrendo, e além disso se nós não trabalhamos agora que nós vamos continuamente experimentar sofrimento. Então o Buddha deu ensinamentos que envolvem muitas formas diferentes de prática, mas todos estes são para domesticar nossas mentes.

A palavra sânscrita " dharma " tem muitos significados diferentes, mas a palavra geralmente pretende mudar, mudar nossa impura ou selvagem mente que é tão envolvida com as corrupções, mudar isto para o caminho certo. Assim, toda prática que nós fazemos se não muda (ainda que, é claro, apenas fazendo a prática tem benefício), isto
não é tão efetivo. Para ser efetivo, temos que ver se a prática que nós estamos fazendo realmente faz uma diferença dentro de nossa mente ou não.

Se muda nossa mente, então se nós usamos isto de maneira certa nós podemos ser a pessoa mais ocupada da cidade mais ocupada mas ainda podemos ser um praticante de Dharma muito bom, porque tudo que nós vemos e fazemos, todo o mundo com que nos associamos, nos dá uma chance para praticar o Dharma.

Por exemplo, quando viajando por cidades e notando muitas mudanças, isso é impermanência. Quando nós vermos sofrimento, nós estamos experimentando o Dharma que o Buddha nos deu, isto é, que tudo está sofrendo. De fato nós na verdade vemos isto com nossos próprios olhos, e também aprendemos disso. Quando nos associamos
com as pessoas nós temos uma chance de ajudar, de praticar a compaixão.
Quando as pessoas perturbam ou estão zangadas conosco, há uma chance para a prática da paciência. Assim, se nós pudéssemos utilizar nossa vida cotidiana, então, em todos lugares, quando viajando, no trabalho ou em casa, podemos nós praticar o Dharma.

Estas experiências diferentes nos ajudarão a entender mais profundamente e ver como importante é a pratica do Dharma. Meditações como concentração e perspicácia são muito importantes. Mas para alcançar aquele nível, as fundações básicas como a dificuldade de obter o nascimento humano precioso, impermanência e morte, a causa de carma, e o sofrimento de samsara - isto é, as quatro fundações comuns - são muito importantes.
Estes você pode aprender de um professor e pode ler em livros.

Porém ganhar conhecimento não é bastante. Se nós conhecemos isto por muito tempo, mas não fez nenhuma mudança em nós, se permanecemos a mesma pessoa, se nós ainda temos raiva, nós ainda não sabemos praticar o Dharma. Embora nós devemos ter ouvido as dificuldades de obtenção do nascimento humano precioso cem vezes, se isto não fez nenhuma mudança - nós ainda estamos no mesmo nível, nós não pacificamos as corrupções, nós ainda não somos praticantes. Por que? Porque nós não experimentamos isto.

Assim, conhecendo isto e por contemplação ter a experiência disto, são duas coisas diferentes. A pessoa pode saber muitos ensinamentos mas se não pratica, se a pessoa não usa isto na vida diária da pessoa, então, não está certo. Por exemplo o propósito de fazer comida deliciosa é comer isto. Se você faz mas não come não há nenhum êxito!
Semelhantemente, conhecer o Dharma é utilizar isto em nossa vida diária. Para fazer isto nós temos que usar muitos métodos diferentes que incluem nossas experiências diárias.


Com estas fundações básicas, se nós pudéssemos entender tudo que nós vemos como um ensinamento, mas tendo um sentimento interno de urgência, então nós não desperdiçaríamos nosso tempo. Nós definitivamente faríamos todo esforço, da mesma maneira que as pessoas na prisão só têm constantemente um único pensamento, " quando eu posso sair disto? " Quando você tem esta realidade, esse desejo sincero para praticar o Dharma, suas meditações mais altas internas geralmente surgem.

Primeiro para ter as fundações básicas depende de nosso mérito. Em vidas passadas devido a acumular mérito, nós nascemos nesta vida como seres humanos, tendo a fortuna boa de ouvir o Dharma, e uma chance para praticar. Semelhantemente, ter necessidade interna de prática espiritual depende do mérito que nós temos. Assim, ao mesmo tempo nós temos que acumular mérito por orações, devoção ao Guru e ao Buddha Dharma Sangha, e através da prática da bondade e compaixão para todo ser sensível. Deste modo, quando nosso mérito aumenta, também nossa sabedoria aumenta, e estes dois vão junto. Quando o mérito é completamente construído, a sabedoria também virá, e com o mérito e sabedoria
juntos a pessoa poderá ter sucesso no caminho.

(De uma palestra de Sua Santidade Sakya Trizin no
Centro Jamyang de Meditação, 3/10/91)

DAMPA RINPOCHÊ


DAMPA RINPOCHÊ

POR
S. S. SAKYA TRIZIN

Khangsar Labrang foi um abade do Mosteiro Ngor. Ele foi um Detentor da Linhagem Sakya. Seu sucessor foi Ngawang Lodro Nyingpo, famoso por seus poderes espirituais. Sua principal prática era Vajrakilaya. Consta que ele exorcizou numerosos possessos de demônios com seus poderes.
Seu sucessor e Detentor [dos Ensinamentos LanDre] foi NGAWANG LODRO ZHENPEN NYINGPÔ, que é o meu pessoal supremo mestre [e o de JETSUN KUSHO], o possuidor de todas as famílias de Buddhas e um mestre que tudo dominava. Era Vajradhara. Ele é mais conhecido como Dorje Chang DAMPA RINPOCHÊ. Ele é um dos meus Gurus-raízes. Há um dito sobre os Gurus-raízes, e os gurus com que se tem relação cármica [que diz que] Mesmo que se tenham cem altíssimos e realizados gurus, existe apenas um que se encontra no coração. DAMPA RINPOCHÊ é o meu guru de coração. Nesta presente era ele é conhecido como o último remanescente farol, que em realidade atingiu o mais alto estágio de iluminação assumindo uma forma humana. Ele é um dos mais elevados seres realizados que já apareceram nesta tradição para transmitir esses Ensinamentos. Meu avô [que era um Sakya Trizin], Drakshul Trinle Rinchen, tinha o mais alto respeito por DAMPA RINPOCHÊ e recebeu muitos Ensinamentos dele, assim como meu pai, e os mestres das casas de Khangsar e Phuntsok Phodrang, e o pai de Dakchen Rinpochê, Ngawang Thutop Wangchuk, e os dois rinpochês que existem na casa Phuntsok: Dakchen Jigdral Rinpochê e Trinle Rinpochê. Todos foram seus discípulos, assim como eminentes mestres Ngor. Outro discípulo principal é Sua Eminência Chogye Trinchen Rinpochê. Todos os recentes e correntes Detentores de Linhagem em Sakya, Tsharpa e Ngor gozaram da Ambrósia dos Ensinamentos da boca do grande Vajradhara DAMPA RINPOCHÊ. Há poucos dados biográficos sobre sua vida, porque ele a viveu de modo muito secreto [em grutas]. Nós não sabemos nem a data de seu nascimento, nem quando ele faleceu.